sexta-feira, junho 12, 2009

Sonhar, sonhar perdidamente!

AMAR!

Eu quero amar, amar perdidamente!
Amar só por amar: Aqui… Além…
Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente…
Amar! Amar! E não amar ninguém!

Recordar? Esquecer? Indiferente!...
Prender ou desprender? É mal? É bem?
Quem disser que se pode amar alguém
Durante a vida inteira é porque mente!

Há uma primavera em cada vida:
É preciso cantá-la assim florida,
Pois se Deus nos deu voz, foi pra cantar!

E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada
Que seja a minha noite uma alvorada,
Que me saiba perder… pra me encontrar…








(in Charneca Em Flor)


Na quarta-feira, dia 10, fui a um casamento. O acontecimento, em si só, já me iria transportar, de novo, até ‘nós’. Não suficiente, tinha de encontrar uma prima dela, cuja face é o negativo da sua… Não, não casámos… vivemos apenas, como lhe hei-de chamar?... O Sonho?!...

Respondam francamente, apenas para vós próprios, à seguinte questão (acaso não o vivam já,):

- É-te indiferente ou sonhas com o amor-perfeito, o amor que provavelmente até já esteve na tua vida mas que saiu, (apenas saiu, nunca morre) o amor cúmplice que te faz perceber que não és ‘um todo’, mas apenas ‘metade’, e em que ser metade faz todo o sentido, o amor onde sentes que ao dar estás a receber, a receber TUDO, e que por esse motivo, o que recebes é o que menos te preocupa?

Eu sonhei, sonho… sonharei, enfim, com ele. Já o vivi, ainda vive, de resto, em mim… e viverá… apenas lhe mudei o rosto, há alguns dias. Para que eu me permita que ela possa seguir a sua vida, talvez em busca daquilo que foi para mim, e que eu não fui, sou ou serei para ela. Para que também em mim, ela possa repousar.
Ela ama um amor que lhe havia vivido nos dias. Um amor que não lhe morreu, apenas lhe saiu da vida. Ainda amava esse amor quando nos vivemos, aquele pouco tempo que numa eternidade seria sempre pouco tempo. Contudo, ela é-me o amor da pergunta. Nunca foi minha pretensão, substituir-lhe o amor que lhe andou de mão dada até certa altura do caminho. Desejava, inclusive, o contrário. Eu sei que quando é amor, não se esquece, não morre em nós. E amei-a ainda mais por isso, porque isso, não é apenas amar alguém. É amar o amor, pelo amor, e é amar o acto de amar. Nunca lho soube dizer. Não por falta de palavras, nada disso, é que… i just never took the time… e tenho tantas saudades, tantas! Não sinto falta de carinho, mas de a acarinhar. Não sinto falta de beijos, mas de a beijar. Sinto falta de lhe confortar o sono. De a fazer sorrir. Sinto falta de a visitar na hora da refeição para o nosso café. Sinto falta de a abraçar e de lhe murmurar, ao ouvido, o que sentia, o que ela era para mim. Sinto a falta de uma lareira, sem que o frio o justifique, só pela luz, só para amá-la com mais amor. Sinto falta de dançar com ela. Sinto falta de… a sentir! Ela deu-me o privilégio de amar desta forma, eterna. Não vou ser capaz de deixar de amar tudo isto e se, um dia, alguém entrar na minha vida, terá de amar isto em mim, porque isto…
sou eu.

Ainda faço luto. Não ao que sinto, jamais, mas ao que tivemos. Estou a tentar deixá-la onde a vivi. No passado. Mas está a ser menos fácil que o ‘planeado’! Não se escolhe quem se ama e eu quero muito viver este amor com alguém e que alguém viva todo este amor comigo, também.
Aprendi que:

“Cada vez que se ama, é a única vez que já se amou. A diferença no objecto do amor não altera a integridade da paixão, só lhe confere mais intensidade. Na melhor das hipóteses, podemos ter na vida apenas uma experiencia magnífica, e o segredo da felicidade está em reproduzir essa experiência tantas vezes quanto possível.
- Mesmo quando ela nos magoou?
- Especialmente quando ela nos magoou!”
Óscar Wilde


Desculpem este desabafo, mas necessitava de gritar. Acabei por não o fazer porque… vocês estavam aí.

6 comentários:

  1. Acho que não é indiferente a ninguém e todos (ou quase) querem ou sonham com o amor. Com o amor real.

    Depois de ler o resto do texto... confesso, fiquei sem palavras.

    ResponderEliminar
  2. Olá Nirvana.
    Há coisas que não se explicam, não é?... "apenas se sente e se é"...

    ResponderEliminar
  3. O amor é so um, mas nunca se ama duas pessoas da mesma forma...

    amarás ainda mais quando encontrares alguem(que tornes amar), por sentires o que realmente é amar...

    as pessoas muitas vezes pensam que o amor, está ligado a uma so pessoa.
    mas o amor é muito mais que qualquer sentimento.
    é querer tocar, é querer abraçar, é querer beijar, é querer confortar, é querer ver o outro sorrir de felicidade, é nao querer perder esse sentimento.
    pessoas há muitas, amores so há UM.

    um beijinho (nao de amor, mas de carinho :))

    ResponderEliminar
  4. Eu quero daqueles amores infinitos, aqueles amores puros que os livros nos dão a conhecer. Apesar de já ter visto o filme várias vezes, só hoje peguei no livro "O diário da nossa paixão". Resta-me dizer que o devorei numa tarde. :)

    Amar só por amar... não, eu quero amar porque a outra pessoa merece os meus sentimentos. Nem todos merecem. :P

    ResponderEliminar
  5. Olá S*!

    Tenho comigo que a ficção imita a realidade e não o contrário!

    Portanto, os romances não surgirão por acaso...

    Eu também acredito e quero um amor desses que falas, infinito!

    Ninguém ama só por amar, rapariga! O que o poema fará referência, será precisamente a essa crença num amor perfeito, eterno, infinito, onde o "amar, amar" será o manter viva a esperança no Amor enquanto Amor, e não no objecto do amor, só por amá-lo...

    Quem é o "louco" que quer amar - "(...) Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente…(...)" - para depois - "(...)Amar! Amar! E não amar ninguém!(...)"

    Vais encontrá-lo, sei que vais, se o fores "regando", dentro de ti, a cada dia! ;)))

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Uau ... realmente está tudo dito! Eu só quero uma coisa ... amar e ser amada, ser feliz! É tão simples aquilo que peço ... mas só tenho encontrado as pessoas erradas! Mas já fui feliz, e ainda guardo boas recordações ... amei muito uma pessoa que para mim foi o grande amor da minha vida! Quando amamos de verdade não se esquece aquilo que vivemos e que sentimos! Sei que vou voltar a amar, não sei se da mesma maneira, com a mesma intensidade, mas espero encontrar o meu principe e ser feliz!
    Bjocas

    ResponderEliminar

A "ler" é que a gente se entende.