terça-feira, junho 09, 2009

TELEMARKETING… – É possível, por favor, falar com o Sr. Dr. Saloio?

Visitei um blog recentemente, por sinal bastante ‘concorrido’ (mas que até já foi denunciado, não sei se isto quererá dizer alguma coisa… ou então sei!), de uma malta da minha terrinha. Tive a oportunidade de ler naquele espaço, um artigo sobre Telemarketing, que vocês também podem ler aqui. Deixem que vos diga que fiquei incrédulo com o seu conteúdo! A roçar o… falta-me o termo, mas também não o vou procurar. Ora, obviamente que as opiniões, sobre seja lá o que for, FELIZMEEEENTEEE divergem! Este facto, porém, não deveria dar o direito a que se rebaixe ou mal trate nada, nem ninguém. Principalmente uma forma, legal, de ganhar o pão, ou parte dele, como o é esta actividade. Não sei se vocês conhecem os meandros dum callcenter, eu conheço, e isso dá-me a legitimidade que, eventualmente, se poderia exigir para expressar a minha indignação!
O Telemarketing é uma segunda opção para… ‘pagar as contas’! Ou não fosse desempenhado o seu exercício em regime de part-time. Muitas das pessoas que o exercem, em grande parte dos casos, já têm oito horas de serviço ‘em cima do pêlo’, quando entram numa sala de comunicação. E fazem-no, PROVAVELMENTE (digo eu), porque o ordenado do emprego a full-time (entenda-se a tradução de full como: inteiro; completo, não como: estúpido; burro! Estou a falar de quantidade de tempo disponibilizada no emprego principal, e não da ‘qualidade’ (ou ausência dela) do mesmo), dizia eu, se tornou insuficiente, muito graças à generosidade dos nossos exemplares governantes, para pagar as ‘águas’, as ‘luzes’, os ‘gases’ (aqui não se riam…), os ‘telefones’, as ‘internetes’, que todos nós temos de pagar e, num acesso de loucura de meia dúzia de portugueses irresponsáveis, talvez um serviço extra de televisão tipo… TV CABO, ou MEO, ou whatever. (como me pude esquecer da prestação da casa e quem sabe também da do carro?! Afinal não me esqueci, UFA!)
Mas o Telemarketing passa a ser tão mais importante, quando é única forma de rendimento! Ah pois é… é que muita boa gente, inclusive pessoas LICENCIADAS, têm aqui o ganha-pão do momento. Muitas pessoas moram hoje com os papás, ou num apartamento dividido com 3/4 amigos (quando não são mesmo desconhecidos), por apenas conseguirem um mero emprego a part-time!
É informação que é levada, de forma gratuita, até determinada pessoa, sobre um serviço, mostrando oportunidades de adesão promocionais, que quem está a ouvir não é obrigado a nada, nem a ouvir e pode simplesmente dizer: - desculpe, não estou interessado nesse serviço, assunto, (o que for) com licença. – E pode desligar EDUCADAMENTE. Há quem possa considerar, em ultima análise (e neste caso mesmo-mesmo ultima), que até se trata de verdadeiro serviço público!
Vamos, POR FAVOR, continuar todos a gostar de coisas diferentes. Vamos é também ter respeito pelas coisas que não gostamos, principalmente pelas que mexem com a VIDA de quem apenas quer pagar o tecto, o pão, os sapatos e alguma roupa.

Até breve

2 comentários:

  1. BOA!

    (Não, nunca passei por isso, mas o "respeito"... Gosto e recomenda-se).

    Escusamos de pretender sempre brilhar à custa do coitado que só desempenha o seu trabalho de forma sofrível e eventualmente desvocacionada lá do "lado de lá". É preciso ser muito pobre de espírito para tentar encetar uma luta - eventualmente desigual - só para polir a auto-estima.

    ResponderEliminar
  2. Oi, CybeRider.
    Tal como li num blog aqui perto... Dos fracos não reza a história, eheh.

    ResponderEliminar

A "ler" é que a gente se entende.