segunda-feira, junho 01, 2009

Quanto custa a amizade?


Quem nunca passou por um só que seja momento difícil na vida, não se preocupe. Vai passar. Por outro lado, quem só viveu momentos difíceis na vida, que se preocupe. Pois neste caso, não há garantias de que venha a gabar-se de ter tido um momento de sucesso, nesta sua passagem por cá.
Eu faço parte do grupo de pessoas, que acredita que sucesso pode ser, por exemplo, poder gabar-se de ter tido amigo (s) nesta vida, que é afinal, um período de férias que a morte nos concede. No entanto, só saberemos que temos (tivemos) um amigo (ou vários), no final destas férias. É que só há um tipo de amizade, chama-se amizade e é para a vida. Ora, como é para a vida, só precisamente no final desta, é que se pode concluir que foi amizade, parece-me lógico.
Todo e qualquer tipo de relação que, por qualquer motivo, chegue ao fim, pode ter sido tudo, mas amizade nunca foi. Quando uma relação entre duas pessoas termina, seja ela de que origem for, há sempre duas pessoas responsáveis por esse facto; elas próprias, claro. A culpa nunca é só de uma, como muitas pessoas ainda pensam. É discutível, naturalmente, que pode haver intervenção de terceiros, mas não é relevante para a ideia que quero apresentar.
Quase tudo nesta vida se gasta. Ainda que não se perca. É o sinal inequívoco de que estamos a servir-nos do que é colocado à nossa disposição. Um bom sinal, portanto. Porém, a amizade, é das poucas coisas (não importa citar outras) que não se gasta. É então algo que, não só podemos usar, como também podemos abusar (bem entendido, obvio). Quem nunca ouviu a expressão: “ama-me quando eu menos merecer pois é quando mais preciso do teu amor”? Ou outro exemplo: “no dia em que eu não te sorrir, é quando mais preciso do teu sorriso”?
Erros todos cometem. O amigo, nessas horas, em que não nos apercebemos que o (s) cometemos, está lá para nos dizer isso. Com frases abertas! Com frontalidade! Pode não haver lições de moral, o tão conhecido ‘sermão’, mas não é disso que se trata. Trata-se de amizade. Trata-se de nos ‘emprestar os seus olhos’, quando os nossos não conseguem enxergar!
Se há sítios onde “podemos” cometer erros, é precisamente na amizade. Pois o amigo vai ser Homem e vai fazer-nos ver a asneira (s) que estamos a cometer. Por outro lado, o “vulgar”, vai usar também as mesmas frases abertas, só que não connosco. O “vulgar” vai saber dizer a terceiros, seguro de que nunca errou, toda a monstruosidade, toda a aberração, que é o erro (s) que estamos ou que acabámos de cometer. Essas frases abertas, (ditas pelo…”vulgar”) muitas vezes, ‘comem-se e bebem-se’ em jantares comprados e, ou, em copos sinceros, onde o… “deixa estar que eu pago”, justifica que esta é que é a amizade! (Amizade que, curiosa e ironicamente, um dos lados não questiona, mas que o outro lado, à noite, no escurinho do quarto, no silencio da cama, deixa escapar dentro do pensamento um… “já não te posso ouvir”!) Onde tudo o que é dito por este “vulgar”, se guarda dentro duma espécie de nuvem, uma espécie de balão, onde a linha que envolve essa nuvem, esse balão, no seu contorno interior, garante (sem que seja dito) que… “eu é que sou o serio, o infalível”, e no limite exterior, desculpa a sua acusação com um (também silencioso) … “não estou a falar mal, estou apenas indignado com o comportamento de fulano de tal!”
Não sofro desilusões com o comportamento humano. Já não! Já me desiludi muito. Com algumas pessoas, sim mas sobretudo comigo próprio, com erros de que me arrependo completamente e, muito por isso, resolvi baixar as expectativas, totalmente. Agora prefiro ser surpreendido pela positiva.
Nisto do comportamento, do ‘errar’, não há mais altos nem mais baixos! Não há erros maiores e menores. Há pessoas e há erros. Somos todos da mesma altura e olhamo-nos nos olhos ao mesmo nível. Errar numa relação, minhas amigas, meus amigos, está como o vento para uma vela e para um incêndio… apaga a primeira e ateia o segundo! E o verdadeiro erro, é aquele com o qual não soubemos aprender NADA. A única situação em que um Homem pode e deve olhar outro de cima, é quando o está a ajudar a levantar-se!
Quaisquer € 250; 500; 750, etc. podem estragar qualquer relação de merda, mas nunca uma amizade! A amizade não tem preço.
E se na natureza sobrevivem os mais fortes, dos fracos não reza a História!

Até breve.

9 comentários:

  1. HaHa! Cá está! Achei!

    (O texto está fantástico, mas não estou a falar disso)

    Vou levar-te esta: "o verdadeiro erro, é aquele com o qual não soubemos aprender NADA"

    Estive muito indeciso... A frase a seguir a esta também é boa, mas já me vi tantas vezes na mó de baixo com outros a empurrarem-me para o fundo, que se pudesse olhar alguns de cima e dar-lhes um empurrãozito... Se calhar não hesitava... Mas isto sou eu a falar, que na realidade...

    Se não concordares com a apropriação avisa, que se escolhe outra.

    ;)

    ResponderEliminar
  2. CybeRider, se entendes esta merecedora de tamanha honra, será um previlégio poder observá-la em destaque no teu espaço! Receio, contudo, tê-la ouvido algures 'num dos trilhos que terei já percorrido'. De qualquer forma, estarão ainda frases para eu tirar da minha cabeça, que alguém já terá registado, sem que eu nunca as vá ler. ;)

    ResponderEliminar
  3. Foi daqui que a aprendi.

    É provável que tudo tenha já sido dito por alguém... Isso levava-nos longe...

    :)

    ResponderEliminar
  4. Hoje em dia, poucos sao aqueles que sabem o conceito da palavra "amizade", julgo que muitos, nem na hora da morte o irao saber...

    uma pessoa para chegar a esse ponto (reconhece-lo na hora da morte) é porque afinal sabia que existia, mas nao deu o devido valor, o que há mesmo aqueles que nao dao valor a nada..
    digamos que é do genero:
    "tu sorris e eu tambem posso sorrir", "tu pagas-me um copo, ainda bem, dava-me um jeito..." etc etc

    Eu sei o que é a amizade, posso afirma-lo, so nao posso é garantir que realmente em todas as alturas dou o devido valor, nao pela ingratidao, mas por falhas do nosso dia a dia.
    lá está, erros, pequenos ou grandes nao importam, mas os verdadeiros amigos sabem que na nossa vida há altos e baixos, mas que estamos presentes nos momentos que mais precisam.
    por isso é que prefiro ter poucos e bons, do que muitos (nao digo maus, mas...) conhecidos...

    gostei do texto

    beijinho :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Soraia,
    Como lógico, ninguém adivinha a própria morte. Só o suicida, ou o que vai praticar a eutanásia, porque ponderou esse acto. Esse exercicio, portanto, (de avaliar a amizade que se teve de alguém)não se fará. Isto será mais uma 'força de expressão' a que recorri. A amizade existirá, muito para além do tempo da vida de uma das partes! Será reconhecida durante a vida, por que, ao ser amizade, tudo é permitido existir nela. E, sem dúvida, existirá!

    ;)

    ResponderEliminar
  6. (\_(\Olá!!!
    *: (=' :') :*
    .. (,('')('')¤°.¸¸.•´¯`*BOM FIM DE SEMANA!!!

    Valorize cada momento
      com alguém especial,
       especial o suficiente
        para gastar o seu tempo junto com você.
         Lembre-se o tempo não espera por ninguém,
          a vida é muito curta.
           Ontem é história.
            O amanhã é um mistério.
             O hoje é uma dádiva
              por isso é chamado “PRESENTE“.
               Aproveite esse presente...
                “A VIDA“
    Sgleão.

    ResponderEliminar
  7. Olá, sgleão!

    É o que tento fazer ao máximo. Vivê-la de forma intensa!
    Estar com alguém especial, como dizes, jamais será "gastar tempo"... Isso sim, será viver...

    O "antes", já lá vai...

    O "depois", chega-nos demasiado rápido...

    O "durante", será tudo o que sempre teremos...

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Gemini
    Escrevesse eu assim... mas dizes tudo o que eu penso.
    A amizade não tem preço, não se mede, não se pede, a amizade é. Simplesmente é. E quando é, é para a vida. Se só no fim vou poder dizer que foi amizade, porque foi para a vida, durante a vida posso vivê-la. E a amizade só é amizade quando há sinceridade. Já disse aos meus amigos, e eles já me disseram a mim coisas que não queria ouvir, mas que precisava...os tais olhos de que falas.
    Errar... quem de nós não erra, não falha? O facto de um amigo nosso errar só o faz humano. "Ama-me quando eu menos merecer pois é quando mais preciso do teu amor”. Um amigo pode não conseguir impedir a nossa queda, mas está lá para nos ajudar a levantar, e isso faz toda a diferença.

    Beijinho, Gemini

    ResponderEliminar
  9. Olá Nirvana!

    Escreves assim e melhor, não duvides disso ;))), ou não te lesse tanto... ;)))

    Penso que os nossos registos se complementam no conceito. Por isso te deixei o link ;)

    Um beijinho.

    ResponderEliminar

A "ler" é que a gente se entende.