quarta-feira, julho 01, 2009

Mãos ao ar, isto é um seguro!!!

Uma colisão entre dois veículos. Triângulos e coletes. Sangue quente (nas veias, calma! Não há feridos.) e, à portuguesa, argumentos da razão "muito altos". Ninguém tem culpa. Ou têm os dois. Ou só um. Chama-se a policia, por que a culpa é do outro… registo de ocorrência e… seguradoras resolvam, que é para isso que nos "chulam"!


Há dias presenciei uma situação engraçada, que me levou a imaginar um cenário… às tantas nada impossível, num qualquer futuro!

Do estabelecimento onde me encontrava a tomar um café, reparei que uma moça subia a rua, enquanto outra a descia, no mesmo lado da estrada. Tudo normal. Mais atento, observei que ambas seguiam concentradíssimas no respectivo 'celular', numa eventual conversa escrita. Já eu adivinhava o embate, quando elas, num susto partilhado, travaram a tempo de evitar o choque frontal. Fintaram-se mutuamente, num sorriso, e depois do "drible", cada uma seguiu o seu.

O que imaginei eu?...
Uma possível sequência da colisão entre elas.

Imaginem que se tinha dado o embate… que os telemóveis caíam e se danificavam… ou apenas um deles. Talvez se dispensassem os triângulos e os coletes, mas quem assumiria a responsabilidade, se o de uma não se estragasse, e o da outra sim? Chamar-se-ia a policia, para apurar qual a transgressora? Para se saber qual seguia o seu caminho fora de mão? Seriam ambas multadas por irem ao telemóvel, enquanto circulavam na via pública?

Já há muito tempo que existem algumas regras para a circulação dos peões. Semáforos, passadeiras, passagens superiores e subterrâneas, enfim, todo um não sei quê moderador do trânsito pedonal. Vamos, estou convicto, chegar a um ponto, em que por certo alguns de nós já cá não estarão, onde a regularização da circulação dos transeuntes será total. Regras que irão condicionar absolutamente, o modo como nos deslocamos a pé. Um paralelo ao Código da Estrada, versão; Código do Passeio.

Será mais um paraíso para a acção das companhias de seguros! Que após (se acontecesse) lerem este texto, iriam começar a trabalhar um modo para fugir às responsabilidades dos seus segurados. E logo que esse processo de fuga estivesse elaborado, era vê-las a avançar com esta ideia junto das autoridades, junto do Estado… pensando que não, seria só mais uma forma de lucro fácil.

É que já há tantos campos onde a lei permite roubar…

2 comentários:

  1. Era bom era... para o estado claro...
    agora é que nos chulavam a toda à força...

    Tu sabes lá se nao estavam a falar uma com a outra? afinal hoje em dia ve-se de tudo :P
    mais vale mesmo tambem fazer seguros para os telemoveis, nunca se sabe quando um compra uma grande "maquina", em tempos de sorte, e que tao cedo nao poderá fazer o mesmo... quem pagara ? a seguradora claro! lol

    (pode nao ter nada a ver, mas fizeste-me lembrar, um soposto peao...
    um "peao de mota", a querer que o carro parasse para ele, com a sua mota, passar na passadeira.. anda tudo louco. mas teve azar!!

    beijinho :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Soraia,
    Pelo 'drible' que se fizeram, não me pareceu que falavam entre si, ;)

    Mas olha que quando 'cheira' a dinheiro... Nem todo o cuidado é muito!!

    Beijinho.

    ResponderEliminar

A "ler" é que a gente se entende.