sábado, julho 03, 2010

O bem dos outros

Com o mal posso eu bem. E com o bem? … Constato que com o bem, o dos outros, quase sempre se pode (só) mal.

Se a imitação, dizem, é um elogio, então imitem. Imitem o que qualquer pessoa possa ter de positivo, se vos acrescenta algo, se vos enriquece, até que o façam por vós próprios. Até que isso seja parte do que são sem já terem que imitar, mas não se rendam a uma inveja de personalidade estéril, que vos tornará numa pessoa que, provavelmente, nem são. Dêem o melhor de vós, nem que isso seja dar mau, mas dêem. Apazigúem-se com isso. Cada dia é mais uma oportunidade, "amanhã ser(ei)á melhor".

É difícil ser-se bom de coração. Causa desconfianças, imediatamente. "Tens boas intenções, então és falso, ponto."

"Como me defendo de alguém que avalio ser melhor que eu?! Ela/e é o bom, então onde é que eu fico? … Vai roubar-me a ribalta..."

Não há um melhor que todos, pelo menos não de forma permanente.



Quanto a mim, é-me suficiente tentar ser melhor e bom a cada passar de tempo. Não faço esforço em tentar estar de bem com as pessoas, porque só conheço essa maneira de estar na vida. E não, não alinharei em guerras que queiram comprar, em confrontos de personalidade. Isso tornaria, aos meus olhos, mais pequenas essas pessoas. Desiludido já não, mas triste sim. Sinto-me triste com algumas atitudes, com algumas conclusões que tiram, quando o passado está repleto de exemplos que permitem concluir o inverso.


Sinto-me triste, por as vias cerebrais onde passeia a inteligência de algumas pessoas, serem afinal becos sem saída.


Se as pessoas são mesmo do tamanho do que vêm e não do tamanho da sua altura, percebo porque anda por aí gente que eu não vejo.

18 comentários:

  1. Olá Gemini

    Sabes, há "defeitos" que não devemos prescindir! Sermos nós mesmos.
    Tal como tu não faço esforço nenhum em estar de bem com os outros, apesar de muitas vezes me alertarem para não o fazer, porque há pessoas que não valem a pena...mas acredito nas pessoas, não por ingenuidade ou cinismo apenas porque sim, lógico que muitas vezes me prejudico com isso, mas não podemos estar sempre na defensiva! A autenticidade é uma forma de carácter.
    Continua assim, autêntico! Se alguém não gostar, olha, temos pena! :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. O bem, essa fonte inesgotável de todo o mal. Não é por acaso que diz o povo que "de boas intenções..." e o dono do sítio até sabe bem disso, e aí começa o nosso purgatório, mas cenas religiosas de lado, até porque sou quem sou e o pacto está feito e é irrevogável, sempre te digo que o bem nunca é dos outros, por isso que não seja passível de direitos de autor. Tem de haver uma interiorização de um facto, e é essa personalização que lhe dá vida. A imitação só pode degenerar em mal consequente, é como se espremesses o sumo de uma laranja que já se esgotou - sai sempre azedo, por isso podes pegar em exemplos e construir o teu próprio facto, claro que terás de assumir as consequências daquilo que tiras de um lado ter de sobrar de outro, porém se não for teu não é bem, independentemente de todo o mal que causes, maior se não compreenderes o fundamento das tuas atitudes. Por esta perspectiva ninguém consegue o mal absoluto, toda a acção visa um benefício.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá Gemini
    Falas de um assunto que não consigo compreender bem. Não consigo entender como se pode perder tanto tempo e desperdiçar tanto tempo da vida a não poder com o bem dos outros. Seja de que forma for, ou porque o outro é feliz, ou porque o outro é bom, tenta ser melhor. Tanto tempo? Eu acho que pessoas que assim pensam não o fazem uma vez quando o rei faz anos, acho que é a maneira delas estarem na vida.
    Há algum tempo escrevi sobre algo parecido, nas minhas "teorias", sobre a reacção de algumas pessoas à felicidade alheia.
    Não é necessário ser melhor que todos, nem melhor que ninguém, desde que seja eu e me sinta feliz comigo. Pela minha parte, nunca gostei de comparações.
    A ti, só te posso dizer que não há melhor maneira de estar na vida do que estar bem consigo próprio, ser autêntico. E é possível ser-se bom. Há pessoas boas, genuínamente boas.
    Eu ainda fico desiludida muitas vezes. Mas concluí que o que os outros fazem, a maneira como escolhem viver a sua vida é só da sua responsabilidade e quando, por vezes esbarram na parede e ficam com dores de cabeça, não tenho que ir a correr levar-lhes um analgésico nem tomar as suas dores.

    Continua a ser tu, assim, como és. Talvez aprendam alguma coisa. Quero acreditar que há sempre alguma coisa de bom que passa.

    Beijinhos, Gemini

    ResponderEliminar
  4. Meros seres que consideram atos em conclusões, se esqueçando das reais intenções individuais.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  5. Olá Gemini,

    O, "faz bem sem olhar a quem", é bom, fundamentalmente para nós. Nem que nisso transpareça um, quase, acto de egoísmo, mas realmente fazer as coisas certas aos outros é fazê-lo a nós próprios para que com isso cheiremos menos a "bafio"...

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. É mesmo estranho, a maioria das pessoas não se regozija com o que de bom possa acontecer aos outros, há sempre uma pontinha de inveja...
    Como o ditado "não faças aos outros o que não gostarias que te fizessem a ti" eu prefiro Faz aos outros o que gostarias que te fizessem a ti.
    É sempre tudo na negativa :(

    E tens razão quando dizes que é dificil ser bom coração. Não acreditam, acham que é da boca para fora, tangas como já ouvi!


    Beijinhos Gemini

    ResponderEliminar
  7. olá gemini, andei novamente com o blog às voltas e só agora deu tempo para passar por aqui... mas você continua a surpreender-me com os seus posts, e só podemos concluir que há muitas pessoas neste mundo que são invisíveis xD
    continue
    beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Olá Checa,

    Claro que não deixo de ser como sou, na essência. O problema é que toda e qualquer atitude tem logicamente consequências... E eu hipócrita não sou, percebes?... Como posso estar bem contigo se tu não estás bem comigo?! Então e quando nós temos de partilhar 5, 6, 7 ou 8 horas diárias, como será?...

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Olá Cybe!

    Confesso, humildemente, que li pormenores no teu comentário (aparentemente evidentes!!) que me têm passado ao lado... Talvez de agora em diante isso não aconteça.

    Sabes aquele fulano que tem uma Fiat 127, e que vê um amigo a passar num BMW 525? Fica a pensar para si:

    - Um dia... Um dia... Um dia ainda hei-de... Um dia ainda hei-de ver aquele gajo num Fiat 127!


    Foi esta temática que quis abordar neste texto, Cybe.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  10. Como posso estar bem contigo se tu não estás bem comigo

    ResponderEliminar
  11. Olá Nirvana!

    (Tanto tempo depois!!!)

    Não é ânsia de ser melhor que alguém que me move, a de ser bom talvez! Não me afasto, qual frustrado, de alguém quando lhe reconheço qualidades que não descortino em mim, pelo contrário; Junta-te aos bons…
    Mas sabes aquela sensação que te chega quando te parece que alguém possa estar a pensar que tu estás a querer invadir a sua área? Essa sensação de ameaça por parte dessa pessoa não é gratuita. Pode assentar numa insegurança pessoal que a leva a tomar atitudes com consequências comprometedoras. A desconfiança pode ser saudável, mantém-nos atentos, mas ao confirmar-se que não existe ameaça porque não baixar a guarda e embarcar?...

    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  12. Olá Marilena'

    Pois... Deves saber (bem) do que falo...

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Olá Sr. Coringa

    Conclusões que para além de precipitadas, se constatam erróneas. E nem assim se reconsidera a postura...

    Bem-vindo, um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Olá Mário,

    E aquela sensação de paz de espirito, que recebemos no retorno? Maravilha!!!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  15. Olá mimanora,

    As pessoas têm as defesas tão em cima que parecem cegar. Tudo é duvidoso e não se dá o benefício da dúvida a ninguém...

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Olá summer,

    E tu ainda só estás no início do percurso...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Olá Anónimo!

    Sabes quantos Anónimos (des)conheço?...

    E ainda assim procuro estar até com esses!

    Saudações.

    ResponderEliminar

A "ler" é que a gente se entende.