quarta-feira, dezembro 09, 2009

Do_Comentário

Podem contribuir. Sempre que vos merecer algum.

Aprendi que é o melhor elogio. Mesmo que seja para maldizer. Encerra respeito pelo seu objecto alvo (nem sempre por quem publica!) porque, no mínimo, prova que houve tempo dispensado na sua leitura. Mas uma das ilações que mais tiro é sobre a mensagem que chega. O comentário é que nos informa o que transmitimos, efectivamente, mais do que a mensagem que queríamos que passasse.

Há-os de todos os géneros e feitios. Os publicitários eu… Não comento. E os que se pretendem ofensivos, insultuosos, até nem merecerão nenhum comentário, mas eu comento-os.

Alguns nem transportam opinião, que os vejo por aí, onde sem lhes ler nada, concluo que apenas pretendem informar que estiveram ali, e que leram, o que sem comentar, comentaram.

Eu chamo-lhes contribuições. Não serão? Não aprendemos com eles?

E aqueles que se excedem?! - Entram até no rol de candidatos a post, e alguns chegam a ser eleitos, passando a ser ambos, que também já os vi por aí.

Por isso agradeço os vossos, com aquele obrigado, a que vocês nunca serão.


Espero que os meus vos acrescentem valor, só vocês o saberão.

31 comentários:

  1. estive aqui ehehe.
    Para mim os comentários são mesmo contribuições, nem que seja para saber que deram uma espreitadela na chafarica E GOSTO!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Assim a correr, a correr...digo-te que não tens nada a "obrigadar". Porque quando se corre com gosto, não se cansa. Nem sempre se pode comentar, não sempre se quer comentar e haverá vezes que nem é preciso comentar que isso iria tirar beleza ao que se leu.
    E quando comento, faço-o de coração, sem pedinchas nem desejo de retribuições. Faço-o porque gosto, faço-o porque sim. Mas existem daquelas coisas que são quase certas à partida.E um comentário pelo menos terás de certeza. Mesmo que não seja o meu...

    Por isso, guarda lá o teu obrigado, que me recuso a aceitá-lo ;)!

    Beijoca! (e isto tudo, a correr, a correr!!!)

    ResponderEliminar
  3. Para mim os comentários têm sempre valor, mesmo os que pouco dizem ( no fundo até dizem muito) são sinal que dão por mim. Os meus posts só têm sentido se forem enriquecidos com comentários grandes, pequenos, ou médios, caso contrário vou continuar a escrever como sempre escrevi em folhas, em cadernos,...
    Bj

    ResponderEliminar
  4. Querias! Comentar, eu? Nem penses? Ia lá agora fazer uma coisa dessas?

    De que coisa te havias de lembrar... Mas isto de facto tem verso e reverso. Não sei como foi contigo, mas quando comecei por aqui não sabia que tinha de comentar coisa alguma. Pensei que havia de escrever umas patetices de quando em vez, depois entendi a realidade, tinha de produzir algo mais que ideias, tinha de produzir uma existência. Isso é a parte difícil, se por um lado consigo acompanhar quem publica ligeiramente mais que eu, ando sempre fora de compasso com as publicações diárias e pluridiárias que abundam. E há quem espere mais de mim, mas não tenho pedalada, sempre fui um mau comentador, não comento o dia-a-dia, nem política, nem os "fait-divers" que acontecem porque sim, dessa maneira chego sempre atrasado, quando vou comentar já o objecto passou à história e lá fico fora de mão. Também não sei escrever sobre isso. Sou mero observador do que se desenrola naturalmente à minha volta, não por opção mas por estranha incapacidade, não memorizo factos nem datas, nem muitos nomes, um escritor para mim é "mais um" escritor, como qualquer outra profissão ou desempenho de actividade lícita ou ilícita é apenas isso, um momento num tempo infinito. Os sentimentos são as fraquezas de que ainda padeço, e esses não têm nomes, categorias, datas ou horas. Para tudo isso há enciclopédias e todas as opiniões e acções alheias da maioria, quando quero saber pergunto, a mim já ninguém pergunta porque já sabem que não sei.

    Excedi-me? Tergiversei? Pois, é que queria mesmo fugir ao assunto, acho que consegui!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Venho comentar o facto de não ter nada a comentar. A não ser que comente o sentimento de me não sentir obrigado a comentar! No entanto acho que isso não merece comentário. Assim, fiz um comentário que não comenta nada e apenas leva a pensar que li o comentável.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Já fiz uns comentários-post, já sim. Já fiz comentários em que discordava, já sim. Já fiz comentários (aparentemente) sem nexo, já sim.
    Não fiz comentários só para ficarem bonitos, não. Não fiz comentários em que não sentisse o que escrevi, não. Não fiz comentários por favor, não.
    Se contribui ou não, se acrescentei algo ou não, não sou eu que poderei dizer. Que me acrescentaram muitos textos que leio, acrescentaram.
    Que vou continuar a comentar, e que sairão comentários em que concordo, em que discordo, em que digo coisas menos certas, em que escreverei provavelmente demais, vou.:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Mimanora!

    Pois estiveste, e volta sempre, nem que seja em "silêncio"!

    Sinceramente não escrevo para eles, mas que gosto, gosto!

    Beijoca.

    ResponderEliminar
  8. Olá Pepita,

    Tu andas sempre a correr, mulher, mas é a vida, bem sei.

    Bem, se quem quem corre por gosto não cansa, e se tu vieste aqui assim, a correr a correr, primeiro não estarás cansada e depois gostas de cá vir! - E eu gosto muito que tu gostes ;)))

    Obrigado guardado! Não se "fala" mais nisso. Ainda mais agora, que me garantes pelo menos um comentário...

    ;)))

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Ó vóvó,
    (Olá!!)

    Um texto não comentado, aqui na blogosfera, não significa que não foi lido! Agora, em folhas?! Em cadernos?! Ai, isso é garantido que ninguém lhe porá os olhos...

    Apesar de eu continuar a achar que a caneta e o papel são os melhores amigos!

    ;)))

    Beijiiiiinhos!

    ResponderEliminar
  10. Cybe,

    Este é daqueles que entram no rol de candidatos a "post"! Fazes aqui uma abordagem ao tema que o merece (não te afastaste muito, não)!

    Olha, eu quando comecei por aqui, não sabia era que viria a ser comentado! Comecei por deixar umas opiniões, aqui e ali, (algumas foram até controversas(!), mas um dia caiu um, depois outro, e fui-me habituando a eles. Lá está; primeiro estranha-se depois entranha-se!

    Continuo ao meu ritmo, respeitam-mo por aqui. Entre textos que são pontos de vista, uns pseudo-contos e algumas "brincadeiras" com as palavras e tal, cá vou tendo as vossas "contribuições". E se há delas que me enriqueceram! Se há!

    Há assuntos que também não abordo por aqui. Nem noutras "casas". Apenas porque não.

    Mas deixa-me dizer-te que não chega a ser necessário perguntar-te seja o que for. Quem te lê encontra muitas respostas, e sábias.

    Agrada-me essa a tua "pedalada". Com uma diferente, não te leria este e outros registos!

    Para mim, nunca te excedes, já que perguntas! Um dia, ainda "falaremos" durante horas...

    ... Mas isso será um dia, hás-de ver!

    "O" abraço, Cybe.

    ResponderEliminar
  11. Olá estimado Mário!

    Bem, o teu comentário, se me dizes que não tens nada a comentar ;)), permite-me concluir que estás em sintonia (quase) total com o meu registo! Que eu bem sei que para ti, os comentários são, resumidamente, geleia real!

    Não deixes de me trazer um pouco desse "doce", que tenciono continuar a levar-te também. Sempre sem ser...

    Obrigado, Mário! ;)))

    Forte abraço.

    ResponderEliminar
  12. Olá Nirvana!

    Aqui podes tudo. Que já o sabias, mas assim, assumido perante os milhões que me visitam ;))) não podes dizer que não sabes... Olha as testemunhas!

    ;))

    E só porque aprendi há uns tempos que há coisas que não se adiam, deixa-me dizer-te o quanto gosto das tuas "contribuições"! (Que também já o sabias, ainda assim...)

    Beijoca.

    P. S.
    Faltam os "sem nexo", por aqui, mas eu aguardo!

    ResponderEliminar
  13. Querido Gemini não é exactamente como pensa, aquilo que escrevo sem ser no computador é lido pela família e pelos amigos, o que escrevo no blogue, são histórias que todos conhecem de cor e salteado, de modo que apenas a família muito chegada, filhos e afins e irmão é que conhecem a existência do blogue.
    Bjis

    ResponderEliminar
  14. obrigada pelo comentário já agora. para mim os comentários são muito importantes. como gosto muito de escrever agrada-me muito saber que alguém lê o que eu escrevo e, acima de tudo, que se possam talvez identificar-se nas minhas palavras. Ainda estou a aprender é certo. Mas os ditos comentários sabem bem :D

    ResponderEliminar
  15. Mas ó Maria Teresa, aqui, com o blogue acessível, sem bloqueios, é fácil alguém aparecer vindo de outros blogues, ler e comentar. O que eu queria dizer é que, com a escrita das folhas, dos cadernos, teremos de ser nós a mostrá-la. Ninguém vai chegar, pegar, ler e comentar sem que nós lhe disponibilizemos em mão os nossos escritos.

    Eu também tenho coisas em papel, sei como é. Sei quem há-de ler e quem não!

    Um beijinho, suavemente embrulhado.

    ;))

    ResponderEliminar
  16. Querido Gemini acontece que contra a minha vontade tive que colocar moderação nos comentário, ou acabava com ele, porque alguém´(???) muito mal formado, apareceu a não comentar mas a colocar lá "escritos" a roçar a obscenidade. Não me importo absolutamente nada que não concordem comigo, ou melhor até me importo porque vejo o porquê e até podem ter razão, agora provocações desrespeitosas magoa-me muito.
    Não sou nada puritana, no meu blogue gosto que se brinque e até se pode caminhar para situações com duplo sentido, mas fraseologia menos apropriada, lá não...
    Abracinho

    ResponderEliminar
  17. Olá Sabor Adocicado,

    Vieste ao post "certo" para falar de comentários. E deves ter reparado aqui, nesta caixa "deles", que não se agradecem ;))

    Quem o faz, fá-lo por prazer.

    Voltarei lá. Por aqui a porta está sempre aberta.

    ;))

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Olá vóvó,

    Isso já são outros "quinhentos"!

    É claro que há casos extremos em que se tem de recorrer à moderação de comentários. Precisamente pelo conteúdo de alguns. Isso acontecerá com maior facilidade nos blogues "mais seguidos"; mais visitas maior probabilidade, lógico.

    Mas nem com a moderação de comentários se impede o acesso à leitura do texto e a um consequente comentário. Depois caberá ao administrador do blogue publicá-lo ou não. Evitar que um post seja comentado só mesmo retirando-lhe os comentários ou limitar o acesso ao blogue. No caderno isso não acontece porque está "bloqueado" à partida, percebes? Depois somos nós a escolher a quem desbloquearemos.

    A situação que referes é talvez a única em que usaria a moderação de comentários. Respeito-a, claro. Algumas das "casas" que mais visito, usam-na.
    Quando me iniciei também a tinha, mas sem consciência, tenho de admitir. Depois "emprestaram-me uns óculos" e pude ver que, comigo, não se justifica.

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  19. Hum, tento sempre acrescentar algo nos meus comentarios... É uma forma de mostrar que gosto, que sigo... e que LEIO com olhos de ler.

    ResponderEliminar
  20. Olá S*

    Eu também tento sempre ler com "esses" olhos, mas nem sempre lerei.
    Penso que todo o "comentador" terá esse objectivo; acrescentar algo.
    Quase sempre isso acontece, concordarás no entanto que haverá deles...

    Gosto de te ter por cá. Por lá, terás de me ir "aturando", a cada vez que resolver ir "perder tempo" a ler-te ;)))

    Beijoca, S*

    ResponderEliminar
  21. Cá estou eu a contribuir! :P

    Agora mais a sério, obrigada pela visita e mais, agora está a ficar tarde, mas hei-de voltar, com comentários, não de presença, mas de opinião, porque dar opiniões é um dos meus defeitos... Ou será virtude?!

    ResponderEliminar
  22. Olá Miss Kin

    Haverá umas em que será virtude, noutras alguém achará que não, enfim, a tal questão dos gregos e dos troianos.

    Mas volta. Aqui serão sempre bem considerados ;))

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  24. Então não contavas as novidades?...

    http://www.monfestival.fr/index.php?v=e993d03c58e05f512f9a99e107063fb0

    ResponderEliminar
  25. Olá Cybe!

    Esta tua homenagem, bem... A princípio julguei tratar-se de um outro "Gemini", que terias descoberto algures na net, ;))) mas de imediato percebi a brincadeira. Obrigado pela tua lembrança, por te merecer essa dedicação. Numa homenagem, grande ou pequena, o tempo investido será o que mais honra o homenageado. Obrigado por me dedicares algum do teu, extra àquele que já me dedicas!

    Um abraço e obrigado!

    ResponderEliminar
  26. eu gosto de ler o teu blog, por isso sempre que passo por aqui deixo a minha 'contribuição' como tu dizes (: e também porque adoro ter-te como meu seguidor e ler os comentários que deixas nos meus post *-* continua assim, gosto mesmo de ler o que escreves +.+

    ResponderEliminar
  27. Olá Summer,

    Obrigado ;)))
    E eu gosto que tu gostes de me ler. Será um bom sinal, à partida. Eu também gosto de ler as tuas palavras. Lá e cá.
    Por isso já sabes; contribui, sempre que achares por bem fazê-lo e te dê prazer. Eu farei o mesmo.

    Beijocas.

    ResponderEliminar
  28. Shark,

    Pelo menos avisas, obrigado pá.

    Não fosse eu ficar "práqui" à espera

    ;)))

    ResponderEliminar
  29. ah, desculpa nunca ter voltado para 'conferir'; mas agora já sei ;) é um óptimo sinal! comentarei sempre que ler uma das tuas mensagens e agora responderei no meu cantinho (: continua.

    ResponderEliminar
  30. tambem há aqueles comentarios que tu nao os vês...

    aqueles que passaram, ficaram, mas sao tao transparentes que a borda da letra nem se chega a ler (mas que a mensagem ficou clara na mente de quem leu) :)

    os comentarios sao uma contribuiçao, mas a mensagem (post) que se deixa, é que preenche todo o seu espaço.

    quando faço um post à qual gostei do resultado final, fico completamente satisfeita, quer tenha ou nao comentarios :)

    beijinho

    ResponderEliminar

A "ler" é que a gente se entende.